Olá pessoal,
Essa página primeiramente é uma ferramente para me auxiliar nessa árdua tarefa de conviver com o TDAH e lutar pelo sonho de ser aprovado em um concurso público. Vou tentar ao máximo me dedicar e não perder o foco, na manutenção do blog, incluindo notícias sobre concursos, plano de estudos, matérias sobre o transtorno...
TDAH, DDA, TAG... São vários transtornos que possuem os mesmos sintomas, com isso gera muita polêmica em torno desse transtorno, mas quando me refiro a TDAH, acredito que as dificuldades estejam presentes no cotidiano das demais nomenclaturas, então sempre irei falar como TDAH mesmo. Provavelmente você já deve ter alguma noção sobre o transtorno, ou esteja pesquisando sobre o assunto sobre a primeira vez.
Primeiro vamos traduzir essas siglas:
TDAH = Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
DDA = Distúrbio do Déficit de Atenção
TAG = Transtorno de Ansiedade Generalizada
Vamos listar alguns exemplos:
Sintomas comuns de desatenção:
- Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades
- Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
- Não escutar quando lhe dirigem a palavra
- Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho
- Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades
- Evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, preparo de relatórios etc.)
- Perder objetos necessários às tarefas ou atividades
- Ser facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos pode incluir pensamentos não relacionados)
- Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.
Sintomas comuns de hiperatividade e impulsividade:
- Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira
- - Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (sala de aula, escritório, etc.)
- Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude
- Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente
- Não conseguir ou se sentir confortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões, etc.
- Falar demais
- Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros
- Ter dificuldade de esperar a sua vez
- Interrompe ou se intrometer em conversas e atividades, tentar assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.
Independente da prevalência do tipo, seja mais desatento, hiperativo ou compulsivo; é uma montanha na frente dos estudos, eu falo isso por mim mesmo!!! Não é questão de achar a matéria difícil, o problema é conseguir manter o foco, e com constância. Às vezes eu começo a estudar, mas qualquer estímulo me distrai, e acabo fazendo outras coisas, isso por alguns dias até eu parar de estudar, mesmo sabendo que estava indo bem!!!
Talvez quem não tenho o transtorno pense, "mas por quê você não estudo logo e passa pra acabar com esse sofrimento?". O pior é saber disso e mesmo assim não conseguir concluir a caminhada.
Vou deixar mais para a próxima postagem... rsrs
Espero que gostem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário